Ter capital suficiente para abrir uma empresa sozinho nem sempre é possível. Por esse motivo, muitas pessoas acabam optando por ter um sócio em seu negócio, mas nem todos sabem como funciona uma sociedade.

Sociedade é uma associação amistosa de pessoas com base na confiança mútua, e que se caracteriza por ser formada por um conjunto de indivíduos que possuem os mesmos propósitos e preocupações. Dessa maneira, abrir uma sociedade ou comprar uma franquia pode ser uma ótima opção para a expansão dos seus negócios.

Mas vale a pena lembrar que uma sociedade é como um casamento. É necessário obter as informações corretas para saber quais são as decisões mais sábias a serem tomadas para que, por meio delas, o seu empreendimento seja um sucesso.

Quer saber como funciona uma sociedade? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Como funciona uma sociedade?

Em uma sociedade, cada um dos sócios compromete-se de acordo com as suas habilidades, experiências e quantias estipuladas no instrumento contratual. Todos trabalham juntos para o bom andamento do empreendimento.

Mas todo negócio possui suas vantagens e desvantagens e, assim, uma sociedade também tem pontos positivos e negativos. Conheça-os:

Vantagens

  • Divisão de responsabilidades: o empreendedor não precisará tomar decisões sozinho;
  • Complementação de conhecimentos: cada sócio tem habilidades diferentes, por exemplo, um entende mais da parte comercial e o outro da parte de desenvolvimento do produto.

Desvantagens

  • Possíveis conflitos entre sócios: as pessoas pensam de maneira diferente, e isso pode gerar problemas futuros;
  • Perda de autoridade: algumas vezes, um empreendedor dá ordens aos funcionários e outro sócio acaba desautorizando-o com outros comandos;
  • Problemas na partilha de lucros: quando se fala em dinheiro, tudo fica mais complicado, pois todos querem ganhar bem.

Quais os principais tipos de sociedades?

Existem dois principais tipos. Primeiramente, temos as sociedades simples, voltadas para profissionais liberais e prestadores de serviços. Aqui, se encaixam os consultórios de dentistas, médicos, etc.

Temos também as sociedades empresariais, formadas pela união de empresários que se reúnem com objetivos comuns e com finalidade comercial. Conheça-as:

Sociedade em Nome Coletivo

É formada por pessoas físicas que respondem em conjunto e com seus bens particulares pelas obrigações da sociedade.

Sociedade em Comandita Simples

Pode ser formada tanto por pessoas físicas como jurídicas. As responsabilidades podem ser limitadas ou ilimitadas, dependendo do caso específico.

Sociedade Anônima

Seu capital é dividido em ações, e os acionistas têm todos os direitos e deveres inerentes aos sócios. Todos possuem responsabilidade limitada ao valor do capital investido.

As sociedades anônimas podem ser formadas por companhias abertas ou fechadas.

Quais são as características legais?

As espécies de sociedades estão juridicamente estabelecidas no Código Civil de 2002. Elas também devem atender o que consta nas legislações esparsas, conforme o tipo societário escolhido. As leis 6.404/76 e 6.385/76 estabelecem os inúmeros detalhes de cada uma.

Vale lembrar que a lei exige que a sociedade tenha um nome empresarial ou denominação, seguidos das siglas Ltda. ou S/A, dependendo das circunstâncias. Além disso, os atos constitutivos devem estar devidamente arquivados na Junta Comercial da sua cidade.

Quais são as características contábeis de uma sociedade?

Em todos os tipos de sociedade, as demonstrações contábeis devem ser divulgadas anualmente e estar obrigatoriamente registradas nos livros da contabilidade.

Isso é útil para a prestação de contas, pois cada sócio tem o direito de conhecer as despesas pagas e os lucros auferidos, bem como os futuros investimentos. Além disso, trata-se de uma exigência da fiscalização tributária, que se baseia nesses dados para cálculos de tributos.

Uma excelente opção é a sociedade por franquias, na qual você abrirá uma franquia de um empreendimento que já existe. Nesse caso, você deverá apenas seguir algumas regras de instalação, tornando-se então o dono do seu próprio negócio sem ter maiores preocupações.

Geralmente, as franquias são oferecidas por empresas sólidas e bastante conhecidas no mercado, que vendem unidades da rede por determinado valor. A franqueadora já fornece prontos os modelos e os produtos com os quais você vai trabalhar!

E então, conseguiu entender mais sobre como funciona uma sociedade? Quer ficar por dentro de todas as novidades da área empresarial? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todo o nosso conteúdo!