Muitas vezes, os termos empreendedor e empresário são usados como sinônimos. Mas é um grande engano acreditar que as duas palavras significam a mesma coisa. 

Na verdade, o sentido de cada uma é bem diferente, e ainda que existam empreendedores que são também empresários e vice-versa, as competências que definem um e outro são bem distintas.

Afinal, qual a diferença entre empreendedor e empresário? Vamos comparar os dois perfis e saber quais as características de cada um.

Competências diferentes

Um empreendedor é uma pessoa que enxerga o mundo de uma forma diferente: ele vê oportunidades que ninguém mais percebe, comunica bem suas ideias para a sua equipe e carrega um projeto nas costas com seu entusiasmo, visão e planejamento.

Um bom empresário é um excelente executor que pode administrar essa ideia, amadurecer o negócio e perpetuá-lo.

Portanto, é usual que um empresário seja uma pessoa com conhecimentos de administração, capaz de pensar de forma analítica e avaliar dados com paciência.

Empreendedores são audaciosos, pensam fora da caixa e usam sua autoconfiança acima da média para trespassar críticas. Apesar de serem perfis conflitantes em muitos momentos, os dois se complementam.

Diferença entre empreendedor e empresário

É importante destacar que empresário é uma função ou profissão de alguém que administra uma empresa. Empreendedor já é mais um comportamento ou forma de pensar e agir, que se pode encontrar em qualquer profissão ou hierarquia. Logo, essa é a principal diferença entre os dois. 

Qualquer um pode ser empreendedor no trabalho que já executa, mas empresário precisa obrigatoriamente atuar em uma empresa.

Pensando nos perfis de cada um, o empreendedor ideal se destaca pela ousadia, mas muitas vezes é emocionalmente instável. O empresário ideal é organizado, mas manifesta menos entusiasmo e se atrapalha com incertezas no negócio.

São justamente essas as características que fazem com que seja tão raro encontrar uma pessoa capaz de ser empreendedor e empresário ao mesmo tempo. Quando isso acontece, o mais comum é alguém com espírito empreendedor que abre o seu próprio negócio com grande sucesso e acaba se tornando empresário quando começa a ter que lidar com o volume de tarefas gerenciais do mesmo.

Dois em um

Sim, as competências de empreendedores e empresários são diferentes, mas é possível unir os dois perfis em uma mesma pessoa: muitos dos empresários de sucesso hoje foram e são empreendedores. Souberam acreditar e investir nas suas ideias, transformá-las em empresas bem-sucedidas com seu trabalho duro e depois disso administrar e evoluir ao longo dos anos.

É ideal que toda empresa tenha empreendedores e empresários entre os seus líderes — se você se enxerga em um desses perfis, pode buscar um sócio que esteja no outro. Um excelente executor e administrador certamente se completará com um parceiro planejador e aventureiro, e vice-versa. Mas, se isso não for possível, tente aprender o máximo possível sobre os dois perfis, já que eles se complementam.

Agora que você já sabe a diferença entre empreendedor e empresário, em qual perfil se encaixa? Quais características enxerga de cada lado? Comente abaixo!