O setor de franquias praticamente ignorou a crise no Brasil e continuou crescendo, mesmo com a recessão econômica. O crescimento nos últimos dois anos foi menor do que em anos anteriores, mas os resultados se mantiveram positivos. Em 2017, os investimentos nas franquias devem continuar trazendo bons resultados.

O mercado de franquias tem se renovado e as mudanças são constantes. Confira os números do setor e as principais expectativas e tendências para as franquias em 2017!

O mercado de franquias

Os dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF) mostram a força do mercado de franquias no Brasil. Entre os meses de janeiro e setembro de 2016, o setor apresentou crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2015. Se considerarmos apenas o terceiro trimestre de 2016, entre julho e setembro, o resultado é ainda melhor: o crescimento foi de 8,8% em relação ao mesmo trimestre no ano anterior.

Esses números indicam que as franquias cresceram em meio à crise e que a recuperação do mercado brasileiro já começa a surtir efeito. Para o diretor de inteligência da ABF, Claudio Tieghi, a fidelização do cliente e o foco na relação com o consumidor trazem benefícios ao sistema de franquias.

As expectativas para as franquias em 2017

As perspectivas são muito boas com a melhora do cenário econômico brasileiro. Os sinais de recuperação e a diminuição das tensões políticas aumentam a confiança dos investidores. A expectativa é que novos investimentos sejam feitos e que eles promovam geração de renda e empregos.

As projeções do banco central indicam que o país voltará a crescer em 2017, após dois anos de resultados negativos. Apesar de modesto, o crescimento esperado alimenta as expectativas de resultados ainda melhores para o setor de franquias no próximo ano.

As tendências e estratégias

Com a saturação de algumas redes, a consolidação de outras e o surgimento de novas marcas, o mercado de franchising brasileiro é diverso e dinâmico. Veja as principais tendências e estratégias para 2017!

Franquias com menor investimento

As marcas que exigem um investimento mais modesto têm sido o grande destaque do setor. Com menos dinheiro para investir ou na tentativa de reduzir os riscos, os empresários têm apostado nas franquias mais baratas.

Expansão para o interior

As franquias mais conhecidas do público já estão próximas da sua capacidade máxima nas grandes cidades. A estratégia dessas marcas agora é a expansão para as cidades do interior do país. As franquias têm um potencial enorme em muitos mercados ainda inexplorados.

Ambiente digital

A influência das redes sociais e da divulgação na internet têm chamado a atenção das franquias. O marketing em ambiente digital é cada vez mais importante para a consolidação e a afirmação das marcas.

O investimento em uma franquia

As franquias são um investimento seguro, com riscos controlados e excelentes perspectivas de retorno financeiro. O mercado brasileiro cresce continuamente e possui opções de investimentos em diversos setores. Quem investir em uma franquia em 2017 deve colher bons frutos.

Os investidores devem ficar atentos aos modismos para não embarcarem num negócio que não se sustentará. A escolha da franquia deve ser feita cuidadosamente. Os setores mais tradicionais, como o de alimentação e bebidas, ainda são investimentos mais seguros e rentáveis.

E você, quer empreender mas não sabe por onde começar? Aproveite para ler nossas dicas de como planejar um negócio