É comum vermos pessoas que buscam formas diferentes de investir, almejando ter maiores ganhos com tal iniciativa. O mercado é amplo e comporta várias possibilidades interessantes. E uma delas é o modelo de franquia de alimentação.

A demanda pelo aporte em franquias tem aumentado devido a muitos fatores, como: menores custos, apoio técnico e orientações por parte da franqueadora, parceria com empresas famosas que já vendem bastante e estão solidificadas no mercado.

Mas, para escolher qual modelo de franquia é melhor para você, é necessário analisar seu próprio perfil de empreendedor e comparar as opções existentes.

Observe a seguir os modelos de franquias de alimentação mais frequentes, e confira qual deles se encaixa melhor em seu perfil, considerando especialmente as suas condições financeiras!

Quiosque

Esse modelo de franquia é o mais cômodo para a pessoa que deseja investir valores menores, pois os dispêndios com o empreendimento são mais baixos.

O franqueado precisa ficar atento para certas questões, como escolher uma boa localização para seu quiosque e o volume de rentabilidade do empreendimento. Vale a pena conversar com outros franqueados que trabalham ou já experimentaram o modelo, antes de decidir-se por ele.

Delivery

Modelo também indicado para pessoas que desejam fazer investimentos que não sejam muito elevados. O delivery proporciona menos custos operacionais e de montagem, uma quantidade menor de funcionários e, ao mesmo tempo, mais funcionalidades.

As franquias delivery costumam apresentar cardápios variados, incluindo pratos balanceados, com refeições hipocalóricas e hipossódicas. Comidas light e diet estão em alta. Entre as dietas, destacam-se aquelas sem glúten, detox e low carb (menos carboidratos).

Restaurante

O modelo restaurante é o mais tradicional e popular — aquele que se identifica imediatamente com o público. A franquia de restaurante envolve tanto a produção quanto o contato com seus clientes e os atendimentos ofertados.

Em restaurantes, acima de tudo, é conveniente que o franqueado se conscientize de que o bom atendimento é de fundamental importância, assegurando uma alta captação de clientes e sua fidelização.

Considerando ainda o mesmo modelo, encontramos duas categorias ou subtipos:

  • loja de rua: com menores custos;
  • loja de shopping: que envolve custos mais altos.

A franquia de restaurante também demanda cuidados com arquitetura e design de interiores, conforto apresentado, iluminação e ventilação do lugar, acessibilidade e deslocamento. Os cuidados com a higiene são fundamentais para garantir a segurança e satisfação dos clientes.

Boteco e botequim

O boteco ou botequim pode ser uma opção para os franqueados mais versáteis, que procuram menos custos e mais mobilidade.

Aproveitados comumente em eventos diversos, os botecos destacam-se por sua simplicidade e boa popularidade, oferecendo bolinhos crocantes, pastéis quentinhos, escondidinhos saborosos, acarajés apimentados, hot dogs recheados. As comidas contam com a companhia de bebidas variadas, desde sucos a cervejas geladas, drinks, caipirinhas, aguardentes e uísques.

Food Truck

Esse é um modelo de franquia que pode ser conveniente para as pessoas mais dinâmicas, que gostam de conhecer novos lugares e estão dispostas a variar sua localização. É preciso ter um alto poder de negociação e um relacionamento comercial positivo, pois o networking é um ponto-chave para os modelos móveis, como o food truck.

Outros aspectos a considerar são a flexibilidade nos horários e a ausência de uma rotina fixa, comum aos restaurantes e outros pontos estáveis de alimentação. O food truck (ou “caminhão de comida”, literalmente) está sujeito continuamente a novidades e mudanças, portanto, há situações que requerem do franqueado o uso de criatividade e habilidades comerciais.

O modelo oferece baixo custo fixo, facilidade nos aspectos administrativos, alta rotatividade de clientes e também o já esperado suporte permanente por parte da franqueadora. O food truck vem se tornando uma tendência no mercado, atendendo às necessidades de pessoas que desejam se alimentar bem, em um ambiente agradável, mas sem muito tempo para dispender devido ao ritmo acelerado do trabalho.

Com qual modelo de franquia acima você se identifica? Aproveite para ler outro post e atualizar-se sobre as tendências em franquias para 2017.