Muitos de nós esperamos que a nossa marca capture a atenção de grandes influenciadores de opinião (como youtubers) ou celebridades, a fim de expandir o nosso público. Mas você sabia que os defensores da sua marca mais influentes podem ser as mesmas pessoas com quem você trabalha todos os dias?

Programas de defensores da marca — Employee Advocacy — estão em ascensão na medida em que as empresas enxergam um aumento significativo no seu reconhecimento e no engajamento, quando os funcionários são incentivados a compartilhar ativamente sua vida profissional nas mídias sociais.

Mas, afinal, o que é exatamente o Employee Advocacy? Continue lendo e descubra como implantar essa estratégia no seu negócio!

Employee Advocacy: o que é e qual sua importância?

O Employee Advocacy refere-se à promoção de uma organização por sua força de trabalho. Embora possa assumir muitas formas, não há dúvida de que o canal mais comum e eficaz para isso são as mídias sociais.

Por outro lado, aumentar a participação social e visibilidade online por meio dos funcionários é uma estratégia muitas vezes ignorada por organizações, que geralmente optam por se concentrar na exposição por fontes de terceiros (anúncios publicitários, marketing e afins).

Mas diante do consumidor, o funcionário de uma empresa possui tanta confiança quanto um CEO, executivo sênior ou cliente ativista para se comunicar sobre tópicos relacionados à qualidade dos produtos ou atendimento.

Como aplicar o Employee Advocacy?

Embora não possamos prever o que deixa as pessoas mais animadas em relação aos seus empregos, podemos fornecer um esboço para um programa de advocacia que incentivará sua equipe a falar bem da marca. 

Aqui estão três passos para inspirar seus funcionários a serem seus melhores defensores!

1. Torne a cultura do local de trabalho uma prioridade

Para que os funcionários se tornem embaixadores da marca, eles precisam amar mais os seus empregos do que seus salários.

Nesse sentido, as empresas devem propiciar oportunidades para os membros da equipe socializarem uns com os outros, além das habituais festas de fim de ano. Incentive, por exemplo, os funcionários a organizarem atividades esportivas e de lazer, envolvendo seus colegas de trabalho.

Isso pode ser feito com o subsídio das atividades que promovem a cultura no local de trabalho, reconhecendo os funcionários que tomam a iniciativa de organizá-las.

2. Crie diretrizes de mídias sociais e comunique-as ao seu time

Antes de incentivar os membros da sua equipe a postarem nas mídias sociais, tenha certeza de que a mensagem da sua marca será comunicada corretamente. Para isso, certifique-se de que todos têm uma ideia do que significa ser um representante da sua marca.

Em outras palavras, estabeleça diretrizes em torno do comportamento online, tais como evitar linguagem abusiva ou intolerante. Inclua também diretrizes de marca descrevendo como os funcionários devem se referir aos seus produtos e serviços.

Finalmente, certifique-se de fornecer aos funcionários os recursos para responderem adequadamente a quaisquer perguntas ou comentários que surgem sobre a organização no meio digital.

3. Determine os objetivos do seu programa de Employee Advocacy

Para observar o alcance potencial dos canais sociais dos seus empregados, você precisa fornecer a eles uma razão e um meio para discutirem algo nas mídias sociais, e uma recompensa por fazê-lo.

Por exemplo, se sua empresa está antecipando uma nova versão de produto, crie um plano para comunicá-lo internamente primeiro. Em seguida, crie ações dependendo do que você escolheu como sua principal meta de negócios para a campanha.

Se o seu objetivo for aparecer nos trend topics do Twitter, faça uma hashtag e organize um sorteio entre os membros da equipe que criarem postagens com ela. Caso seu alvo seja ampliar a voz da marca, recompense os funcionários que utilizam várias plataformas em suas mensagens ou postam mais de uma vez.

Quando seus funcionários se sentem satisfeitos com seu trabalho, são grandes as chances de que queiram contar isso ao mundo. Ou seja, o Employee Advocacy torna mais fácil e natural para os membros da sua equipe compartilharem exemplos específicos e envolventes de por que eles amam o que fazem.

Lembre-se, quanto mais a influência do seu funcionário cresce, mais a sua também aumenta.

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