Vamos começar indo direto ao ponto: existem muitos desafios ao abrir uma franquia. Com certeza, o mundo seria muito mais fácil se tudo saísse conforme o planejado. Mas pode apostar: se a realidade fosse assim, as pessoas não dariam o devido valor às suas conquistas.

Elas também não entenderiam a importância de buscar sempre o conhecimento e a evolução  tanto na esfera pessoal como profissional. 

Cada queda ou obstáculo foi (e continuará sendo) fundamental na sua trajetória. As dificuldades são fontes de aprendizados e sabedoria. Inclusive, elas são responsáveis por definir quem você é hoje.

Mas eis que chegou o momento de você se preparar para sua próxima aventura: investir no seu próprio negócio. Para ajudá-lo nesse caminho, saiba de antemão quais serão seus principais desafios. Confira!

1. Selecionar a franquia

Com tantas opções disponíveis, você pode encontrar certa dificuldade em escolher a marca. Para não ter erro, leve em consideração os tipos de franquias, selecionando aquele que for mais compatível com sua personalidade.

Priorize áreas que você já tem alguma familiaridade, assegurando que se trata de uma franquia confiável.

Além do mais, é necessário observar qual o valor do investimento e o prazo de retorno, sem esquecer ainda de analisar as exigências do franqueador.

É importante também verificar se a marca em questão oferece o devido suporte aos franqueados, facilitando as operações diárias. 

2. Criar e seguir um planejamento

Engana-se quem acredita que não é preciso elaborar um planejamento quando se aposta no setor de franchising.

Lembre-se que todo empreendimento necessita de um plano de negócio estruturado e capaz de orientar não só as ações do empreendedor, mas de toda a equipe envolvida no negócio.

Portanto, certifique-se de criar um planejamento estabelecendo metas e até mesmo abordando formas de superar os diversos cenários. Contudo, não basta apenas traçar um cronograma completo: é fundamental segui-lo à risca, combinado?

3. Ter baixa rotatividade de colaboradores

Uma alta rotatividade de colaboradores significa falta de processos bem alinhados, o que acaba sobrecarregando o time.

O resultado disso é uma equipe desestimulada, que não veste a camisa da organização e que não pensará duas vezes ao deixar o emprego atual por outro.

Essa situação, que é mais comum em franquias recém-inauguradas, pode ser resolvida com algumas estratégias simples e eficazes.

O primeiro passo é fornecer salários justos e criar formas de motivar todo o quadro de efetivos, lembrando ainda de definir as metodologias internas. 

É essencial também apostar em um processo seletivo eficiente, que garanta a contratação de profissionais competentes e éticos, que compartilham os valores da franquia.

4. Manter a disciplina

O sucesso de um negócio está ligado a inúmeras questões: infraestrutura diferenciada, localização estratégica e profissionais de destaque. Acha que é só isso? Então saiba que ainda tem mais.

O comprometimento do empreendedor também influencia no êxito ou fracasso da franquia. Porém, não é nada fácil manter a devida atenção e disciplina nos primeiros meses. Ainda mais quando as coisas parecem estar um pouco instáveis.

A dica de ouro aqui é não se deixe abater. Seja persistente e siga com seus planos. Realize um trabalho de qualidade, garantindo que a franquia prospere.

5. Organizar o caixa

A esfera financeira merece atenção redobrada em um negócio. Afinal, nenhuma empresa vai para frente se as contas viverem no vermelho, certo?

Mas não fique temeroso sobre esse aspecto. Inicialmente, é natural ter um desequilíbrio nas finanças, já que as saídas serão maiores do que as entradas. 

Para driblar esse obstáculo, é fundamental ter um capital de giro e, claro, um controle rígido do dinheiro, certificando-se de que em médio e longo prazo a situação já esteja estabelecida para que o lucro seja garantido. 

Nos primeiros meses, você pode achar as situações e o cotidiano mais complicado, mas não tenha dúvidas: com jogo de cintura e uma dose extra de paciência e determinação, será possível contornar todos os empecilhos e fazer valer o esforço.

Agora que você conhece os principais desafios ao abrir uma franquia, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades do setor de franchising. Estamos no Facebook e também temos um canal no YouTube. Esperamos você!