2016 foi um ano muito difícil economicamente, que gerou muitos obstáculos para quase todos os mercados. Apesar disso, foi um ano de muitos desafios e aprendizados também. Deles, podemos concluir que alguns setores se destacaram ou continuaram se destacando mesmo em um ano de crise.

Por isso, a tendência é que eles sejam os setores mais seguros para investir em 2017, principalmente no segmento de franquias. Dentre eles, vamos citar 5 que merecem destaque. Fique ligado!

1. Food trucks

Os food trucks tomaram conta do país nos últimos anos e consolidaram a sua atuação no ano de 2016. Embora esse modelo não seja muita novidade para o brasileiro, que já estava acostumado a comer na rua, ele ganhou apoio do consumidor pelo fato de inovar em questões como oferecer uma maior variedade de comidas junto com um atendimento premium.

Portanto, é um mercado que merece atenção, apesar de não existirem muitas franquias desse ramo ainda.

2. Marketing digital

O setor de marketing digital vem ganhando espaço a cada ano no mercado brasileiro — afinal, com o acesso à informação que a internet disponibiliza, fica difícil não estar presente nesse canal para atingir o seu público-alvo. Por isso, esse setor tem um enorme potencial de crescimento para os próximos anos.

Porém, para atuar com marketing digital, é preciso que o empreendedor tenha o conhecimento necessário sobre ele. A parte positiva é que isso já não é problema, pois há diversos materiais e cursos online, além de uma grande quantidade de cursos presenciais.

3. Mercado pet

Franquias que estão ligadas ao mercado pet e de cuidados com animais domésticos também tiveram um bom desempenho no último ano e devem continuar assim em 2017.

A explicação para que esse mercado não tenha sido tão afetado pela crise é que, mesmo em épocas de necessidade de corte de custos, cuidar dos seus animais domésticos foi algo do qual os brasileiros não abriram mão e devem continuar com essa postura devido ao carinho e ao cuidado com os seus bichinhos.

4. Beleza e estética

O setor de beleza e estética é um dos que demonstrou maior resistência à crise e, assim como o mercado pet, a tendência é que ele não seja abalado e continue crescendo, pois gastos com beleza também é algo do qual muitos brasileiros não abrem mão.

Em relação à possibilidade de franquias desse mercado, há uma variedade muito grande, graças a diversas opções de serviço que esse ramo abrange. Portanto, vale a pena conferir qual pode trazer o melhor retorno ao investir.

5. Alimentação

As franquias de alimentação em geral são consideradas um dos investimentos mais seguros, pois esse mercado também foi pouco atingido pela crise.

Além disso, franquias desse setor possuem uma expertise bem sólida no mercado, levando para seus franqueados a vantagem de oferecer um modelo de negócio eficiente, além de todo o seu conhecimento de mercado, gestão e estratégias bem estabelecidas de marketing e de divulgação.

Há também diversas opções nesse segmento que envolvem desde deliveries até restaurantes dos mais variados tipos de comida.

E aí? Gostou desse post? Então, que tal complementar sua leitura aprendendo como funciona financiamento para franquia?