Comer fora já é um hábito do brasileiro. As pessoas não têm tempo de fazer refeições em casa e adoram um lugar legal e interessante para se alimentar.

Pensando nisso, além de identificar o melhor modelo para esse setor, o ponto comercial para abrir uma franquia também deve ser considerado.

Um empreendimento com localização bem escolhida pode atrair grande público. Também permite reduzir custos de marketing para convencer as pessoas a frequentarem o local.

Mas como escolher? Acompanhe este texto e descubra quatro aspectos primordiais para definir o local da franquia de alimentação. Confira!

Escolha uma vizinhança coerente com o seu negócio

Abrir uma franquia de alimentação ao lado de uma oficina de carros ou fábrica de cigarros parece não ser algo tão agradável para atrair clientes com vontade de se alimentar. A vizinhança conta muito na hora de definir o ponto.

Então, procure pesquisar os negócios que predominam na região e que sejam compatíveis com o seu empreendimento. Também verifique se existem muitos concorrentes próximos. Isso pode ser até interessante para ampliar o potencial do negócio.

Opte por uma localização de boa visibilidade e acesso

Uma empresa de alimentação situada no fim de uma rua escura e poluída não vai atrair grande público. Para investir em uma franquia de alimentação, o ponto deve estar bem exposto e ser de fácil acesso.

Para checar esses aspectos, observe se é possível avistar o ponto comercial de lugares mais distantes e das esquinas da rua. Também se certifique de que o local possui bons estacionamentos ou pontos de transporte coletivo. Esses fatores aumentam consistentemente o potencial da franquia.

Esteja em um ponto em que o seu público vai

Estar localizado em uma região na qual as pessoas não costumam ir para se alimentar pode ser bastante arriscado. Conheça o perfil do seu público. Procure saber sobre os hábitos de consumo e horários em que os possíveis clientes preferem sair para se alimentar.

Se o seu empreendimento estiver em um lugar que as pessoas estão acostumadas a frequentar, tudo vai ficar mais fácil. Afinal, você não terá que gastar com altas campanhas de marketing para atrair o seu público para lá.

Defina um local com possibilidade de crescimento

O ponto comercial não precisa ser em lugar renomado e bem frequentado há muito tempo. Na verdade, o negócio de franquia como um todo deve ser pensado a longo prazo. Instalar-se em uma região que tem previsão de crescimento de público pode ser uma ótima oportunidade.

Por isso é importante conhecer as características do local. Perceba quais são as chances daquele lugar de receber grande fluxo de pessoas ou atender uma clientela mais seletiva. Pense que o local ideal é o que favorece o crescimento da franquia.

Esses foram alguns aspectos fundamentais para definir o ponto comercial para abrir uma franquia. Esse processo pode parecer cansativo, mas na verdade o franqueador dispõe de um departamento para avaliação do ponto comercial. Essa é uma expertise do franqueador, trazendo segurança na escolha do ponto.

O que você tem considerado para escolher o seu ponto comercial? Deixe o seu comentário explicando o motivo!