Raramente o início de um projeto é perfeito. Várias vezes, o empreendedor fica perdido, com muitas coisas para organizar e executar. Assim, uma opção que muitos adotam é a parceria. Mas saber como escolher um sócio para o seu negócio é uma decisão de vital importância, pois isso pode influir na prosperidade da empresa ou não.

Antes de dar andamento ao projeto de sociedade, é preciso saber se os envolvidos têm maturidade suficiente para lidar com as divergências que surgem nesse processo. Por isso, é preciso avaliar se todos estão preparados para começar um novo negócio.

Pensando nisso, preparamos este post com as 5 melhores dicas de como escolher o sócio ideal para o seu empreendimento. Confira agora!

1. Estabeleça os objetivos da empresa logo no início

Para escolher o sócio ideal para sua empresa, você precisa ter em mente aonde vai querer chegar. Ter um objetivo para o negócio é fundamental para determinar se o seu futuro parceiro tem o perfil para encarar essa empreitada.

Para o empresário que seja ambicioso e pensa grande, se associar a outra pessoa que não possui as mesmas ideias pode ser um erro fatal, visto que, após chegar a certo patamar, a tendência do parceiro é acomodar. Assim, enquanto você está pensando em chegar a outro nível, ele não está, o que pode gerar conflitos futuros.

2. Escolha alguém que saiba ouvir feedbacks

Pessoas que possuem as mesmas expectativas com relação ao negócio, perfis complementares e um bom relacionamento são alguns fatores essenciais na busca de um sócio. Além disso, é preciso ser uma pessoa com quem você possa dialogar.

Tenha por perto a pessoa com quem possa conversar sobre os negócios, que saiba escutar feedbacks e resolver pontos importantes de desenvolvimento para a empresa.

3. Busque um sócio com valores em comum

Uma sociedade vai além de apenas planejamento, produção e distribuição. Ela também envolve determinadas situações em que os valores morais e éticos falam muito mais alto do que qualquer tipo de argumento financeiro e técnico.

Dessa forma, no momento de escolher o seu sócio, é preciso que ele compartilhe dos mesmos pensamentos que você, para que, no momento das decisões difíceis, onde existam atalhos, o percurso mais longo possa ser aceito sem problemas.

4. Procure alguém comprometido com o negócio

Procure por um sócio que esteja realmente comprometido com o negócio e não apenas participando dele. O ideal é que, do ponto de vista financeiro, ele esteja tão envolvido como você, para que a aliança seja sempre reforçada.

Se houver fracasso no empreendimento, tenha um sócio que não vai deixá-lo na mão com todas as responsabilidades. O risco do negócio deve ser conjunto, e não apenas de uma das partes.

5. Alinhe as expectativas 

Um motivo que gera atritos em uma sociedade é a frustração em relação às expectativas. Em diversas vezes, os sócios nutrem várias expectativas entre si e ao final isso acaba não se confirmando.

Para que isso não aconteça, uma das dicas sobre como escolher um sócio ideal para o seu negócio é discutir o que exatamente cada um espera do outro. Isso ajuda a definir as responsabilidades de cada um desde o início e evita que ocorra atritos.

E aí, gostou do nosso post sobre as 5 melhores dicas de como escolher o sócio ideal para o seu negócio? Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!