Começar o próprio negócio é o sonho de grande maioria dos brasileiros. O melhor de tudo é que muitos conseguem realizá-lo. O problema é que, infelizmente, alguns são obrigados a fechar as portas precocemente  6 em cada 10 empresas fecham as portas depois de cinco anos, segundo o IBGE. O motivo? Na maioria dos casos, a desorganização do empresário.

Um empresário organizado é a estrutura de uma empresa bem-sucedida. Não é um exagero dizer que, caso isso não aconteça, o resultado pode ser o engrossamento dessas estatísticas.

Sabendo disso, resolvemos fazer um post especial, com algumas dicas de organização para empreendedores que desejam alcançar o sucesso. Assim, você certamente pode colocar a sua empresa nos eixos. Confira a seguir!

1. Conte com o apoio da tecnologia

A primeira dica não poderia ser diferente. Não existem mais desculpas para a desorganização em um mundo completamente conectado. Muitos aplicativos e softwares ajudam o gestor a colocar a rotina em dia, inclusive com funcionalidades como alarmes, agendas e gestão de tarefas. Certamente, esse pode ser um grande diferencial na sua rotina.

Um exemplo é o aplicativo Evernote, mas existem outras ferramentas disponíveis na internet e pensadas especialmente para empresários  muitas delas gratuitas, inclusive. É interessante pesquisar bastante e descobrir qual deles atende todas as suas necessidades.

2. Crie pausas estratégicas

Quando pensamos na gestão de tempo, normalmente lembramos das atividades que devem ser realizadas durante o dia. Muitos de nós nos esquecemos, no entanto, que estabelecer pausas entre elas também é uma tarefa fundamental.

Isso porque as diferentes tarefas cotidianas demandam esforços diferentes de nós  ora intelectuais, ora braçais, por exemplo. Além disso, toda tarefa possui a sua carga própria de estresse e, ao começar uma atividade logo após a outra, estamos contaminando o nosso desempenho com toda essa energia acumulada anteriormente. A pausa é o segredo para relaxar a mente e recomeçar.

3. Desenvolva um planejamento

Sim, o planejamento mensal é fundamental para que o empreendedor consiga cumprir com as suas metas e objetivos, mas certamente não é o bastante. O ideal é traçar um planejamento semanal, listando todas as tarefas que você deve realizar.

Assim, ao final da semana, você pode verificar quais foram as atividades concluídas e trabalhar para resolver qualquer tipo de pendência para não acumular nada na semana seguinte. Esse simples detalhe pode fazer toda a diferença na sua rotina.

4. Elabore mapas mentais

Por fim, nossa última dica é a elaboração de mapas mentais. Basicamente, a ideia é desenvolver desenhos bem coloridos e atrativos que funcionem como um mapa, indicando todas as atividades que precisamos realizar durante um determinado período. Pelo apelo visual, os mapas mentais costumam ficar retidos na memória, ao contrário de anotações, por exemplo.

De todas as nossas dicas de organização para empreendedores, certamente essa pode trazer bons resultados, já que muitos usam essa estratégia não só para lidar com a rotina pessoal, mas também para organizar as próprias atividades dos colaboradores da empresa.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal assinar agora mesmo a nossa newsletter e ficar por dentro de muito mais novidades?