Se você não enxerga mais motivações para acordar todas as manhãs e aguentar a mesma rotina, o mesmo chefe e as mesmas obrigações de sempre, este texto pode interessá-lo! Que tal fazer uma autoavaliação e descobrir se você está pronto para abrir seu próprio negócio?

Abaixo detalharemos 5 sinais de que é hora de ser seu próprio chefe e tomar as rédeas da sua vida!

1. Você é motivado e aceita riscos

A decisão de virar seu próprio chefe por si só já serve de motivação para muitos empreendedores. Entretanto, é preciso ter consciência de que o caminho até o sucesso é cheio de dificuldades e erros.

Durante essa jornada, teremos muitos tropeços e decepções. Portanto, avalie cada momento de dificuldade e extraia o máximo de aprendizado. Esteja pronto e fortalecido para novos desafios. A cada experiência adquirida, o caminho começa a ficar menos complicado.

É importante não se abater com os percalços, dessa forma, manter-se motivado será fundamental quando você decidir abrir seu próprio negócio!

2. Você não quer ter um patrão

Ter um negócio próprio pode parecer uma ideia bastante atrativa. Mas isso não significa que você não vai depender da opinião e da ajuda de outras pessoas.

Engana-se quem pensa que ser dono do seu próprio negócio significa apenas dar ordens aos funcionários. É importante ter certeza de que você tem espírito de liderança e sabe conviver bem com os outros. Então, motive seus subordinados e mostre o caminho para o crescimento pessoal e empresarial. Se você já teve um chefe autoritário, sabe como isso é desmotivador.

Além disso, é crucial estar cercado de pessoas que possam apoiá-lo. Certifique-se de que você tem o incentivo de familiares e amigos, busque mentores, estreite o seu relacionamento com investidores e faça amizades com especialistas do seu setor.

Ninguém vence sozinho, portanto, cerque-se das pessoas certas. Esse é um grande passo para você nunca mais ter um patrão!

3. Você tem uma boa reserva financeira

Normalmente, empreendimentos em estágio inicial não geram lucros. Ou seja, é normal o empreendedor trabalhar durante meses no negativo. Entretanto, existem algumas métricas financeiros que podem auxiliar na descoberta do quanto a sua nova empresa está no vermelho (Burn Rate) e quanto tempo você ainda terá de dinheiro até que a sua gordura financeira queime (Months of Cash Left).

Mas não desanime com os prejuízos na conta! Siga fidelizando seus clientes e focando no seu crescimento. Esse é o caminho do sucesso.

Por isso, lembre-se de que ter um capital inicial é um grande passo para abrir o seu negócio!

4. Você busca estabilidade e independência financeira

Muitas pessoas têm dificuldade em associar “ter um negócio próprio” com “estabilidade financeira”, mas não é bem assim! Existem várias oportunidades para ser dono do seu empreendimento e, ao mesmo tempo, adquirir essa tranquilidade.

Um grande exemplo é investir em franquias. Ser um franqueado possibilita que você trabalhe com marcas já conhecidas no mercado — e isso é um grande diferencial na conquista de clientes e geração de fluxo de caixa.

Pesquise franquias que trabalham no nicho em que você acredita. Dedique-se ao sucesso dessa iniciativa e, em pouco tempo, você terá estabilidade e independência financeira!

5. Você quer correr atrás dos seus sonhos

Empreender é fascinante! Montar um negócio próprio e vê-lo prosperar é como acompanhar o crescimento de um filho. Mas, da mesma forma que um rebento exige obrigações e responsabilidades, você deve ter discernimento e cuidado com as ações no seu empreendimento.

Corra riscos calculados, pesquise o mercado a fundo, entreviste os possíveis consumidores, observe seus concorrentes e entregue uma solução real para os seus clientes.

Durante essa jornada, é normal que algumas pessoas próximas repreendam você por largar um emprego estável para correr atrás de um sonho. Mas tenha em mente que os maiores empreendedores da história também se arriscaram!

Se você se identificou com esse texto e acha que está na hora de abrir seu próprio negócio, veja as 5 características de um empreendedor de sucesso!