É comum encontrar empreendedores que têm um perfil promissor: sabem liderar, são inovadores e não temem desafios. Entretanto, essas características sozinhas não garantem o sucesso se o gestor não focar em investimentos rentáveis e lucrativos. Logo, a dificuldade em achar uma oportunidade de negócio acaba por estagnar a carreira.

O caminho para identificar problemas e criar soluções reais para um determinado público-alvo pode parecer complicado, mas, se você seguir estas 5 dicas, certamente conseguirá identificar situações favoráveis. Então, confira!

1. Analise a fundo o mercado

Analisar o mercado é o primeiro passo para identificar uma oportunidade de negócio, sendo algo fundamental para aumentar suas chances de sucesso. É preciso ser astuto e observador para descobrir o que realmente falta para um determinado segmento de público.

Investigue a fundo os hábitos e costumes do seu consumidor, identifique o quanto ele está disposto a gastar em determinados soluções, analise sua frequência de compra, se informe sobre a quantia que o mercado movimenta anualmente e calcule a possibilidade de escala.

Feito isso, crie hipóteses e saia do seu escritório para entrevistar as suas personas!

2. Faça pesquisas com suas personas

As personas são perfis semi-fictícios baseados em seus consumidores reais. A grande diferença entre “personas” e “público alvo” é que as personas não se atêm a informações simples, como faixa etária, classe social e sexo. Elas levam em consideração características peculiares do seu consumidor, como seus hábitos, padrões de comportamento, preferências, costumes, problemas e desejos.

Portanto, entreviste suas personas, valide suas hipóteses, tenha feedback e consiga insights. Essa conversa com seus potenciais clientes pode abrir oportunidades valiosas de negócios!

3. Seja inovador e busque segmentação

Evite trabalhar com produtos idênticos aos do seu concorrente! Se no mercado já existe uma empresa consolidada com produtos tradicionais, procure explorar nichos específicos que não despertaram a atenção da concorrência.

Por exemplo: se você pretende abrir um restaurante numa praça de alimentação, fuja do feijão com arroz! Uma grande oportunidade seria investir em uma franquia de frango no balde.

As pessoas geralmente gostam de frango! Logo, ao oferecer a iguaria servida num balde prático e atrativo, você estará entregando um grande diferencial aos seus consumidores.

Essa segmentação pode consolidar o seu negócio no mercado e trazer grandes oportunidades de lucros!

4. Busque a segurança de uma franquia já consolidada

Agora que você já estudou o mercado, conversou com as suas personas e identificou uma boa oportunidade de negócio por meio de uma franquia, procure por empresas que já tenham produtos de qualidade e uma boa aceitação no mercado.

A grande vantagem das franquias está nos custos operacionais que, muitas vezes, são mais baixos do que abrir ou manter um negócio independente. É na simplicidade da operação que conseguimos evitar toda a complexidade de começar um negócio do zero.

Investir em franquias é uma grande oportunidade para quem busca um empreendimento já estruturado!

5. Nunca pare de aprender

Frequente cursos, palestras e seminários voltados para a área que você pretende atuar. Aproveite esses momentos também para conhecer novas pessoas e criar o seu networking.

Invista sempre na sua qualificação profissional. Quando você recicla os seus conhecimentos, está sujeito a novos insights para uma ótima oportunidade de negócio!

Se você achou interessante esse texto e pretende abrir a sua própria franquia, antes de investir o seu dinheiro de forma displicente, veja os 5 erros que deve evitar!