Um olhar atento é uma das melhores qualidades que um empreendedor pode ter. Muitas pessoas cultivam esta característica desde a infância. Outras pessoas podem desenvolvê-la um pouco mais tarde, quando se atentam para um assunto específico.

Mas como treinar o olhar para identificar tendências de mercado? Veja as dicas que reunimos para você!

1. Acompanhe influenciadores da indústria e publicações da área

Para ter uma amostra real da indústria em que você está atuando e determinar a direção que seu negócio precisa tomar, é preciso acompanhar os relatórios de tendências voltados para sua área ou para campos relacionados. A busca por uma alimentação mais saudável pode interferir nas escolhas para o guarda-roupa do cliente, por exemplo.

Se você não tem tempo para ler uma grande quantidade de publicações da sua área, use as mídias sociais para se atualizar onde quer que esteja. Caso não possa ler um artigo naquele momento, salve o link em aplicativos como o Pocket. Aproveite o caminho para o trabalho ou viagens para ler revistas, livros e relatórios de tendência. Seja curioso!

Acompanhe também os conteúdos produzidos pelos influenciadores da área. Quais são os posts mais buscados no site deles? Quais foram os tópicos abordados? Qual foi a reação dos seguidores? Estas perguntas podem guiá-lo em direção a muitas descobertas!

2. Ouça seus clientes

Escutar o público traz muitas recompensas para o empreendedor. Não tenha medo de conversar francamente com eles, pedindo feedback de como o seu negócio poderia ajudá-los. Se o seu empreendimento é completamente novo, faça questionários online, oferecendo pequenas recompensas (como descontos, por exemplo) a quem responder.

Você também pode comparecer a eventos da área e conversar com o público e com fornecedores, procurando diagnosticar suas necessidades. Registre todos os insights possíveis!

3. Observe concorrentes

Negócios bem-sucedidos geralmente desafiam o mercado com novas propostas. Porém, observar o que seus potenciais concorrentes já estão fazendo pode dar algumas dicas sobre o que está acontecendo no mercado, quais necessidades dos consumidores não estão sendo atendidas e como eles estão reagindo a tendências emergentes.

Avalie o site, as resenhas de consumidores e influenciadores da área e cheque os canais de mídias sociais de seus potenciais concorrentes para entender em que lugar você está no mercado e o que precisa ser feito.

4. Preste atenção a padrões

Quando publicitários viram que as pessoas estavam se afastando dos dekstops e interagindo cada vez mais pelos smartphones, eles adaptaram suas táticas ao mobile. Hoje, o setor mobile ainda está em crescimento, e quem apostou na tendência está colhendo os frutos. Fique atento a assuntos e comportamentos repetitivos!

5. Use as mídias sociais para identificar tendências de mercado

As mídias sociais são ricas em conteúdos gerados por marcas, criativos digitais e negócios. A consequência disto é um universo repleto de informações sobre o que as pessoas estão falando. Estes dados podem ser especialmente interessantes para detectar tendências e engajar o público na internet. Veja como aproveitar este potencial!

Twitter

O Twitter é a melhor rede social para captar tendências e notícias em tempo real. Os usuários são realmente engajados ao comentar eventos ao vivo e assuntos do dia. As hashtags facilitam para que estes estes comentários sejam encontrados, e podem ser usados no futuro para engajar a audiência.

Facebook

A rede criada por Mark Zuckerberg não é a melhor para a realização de pesquisas, mas tem melhorado suas ferramentas para esta função. Sua vantagem para quem pesquisa tendências é a possibilidade de entregar o que os usuários estão conversando sobre um determinado assunto. Os grupos nas redes sociais, bem como as páginas, se transformaram em verdadeiros fóruns de discussão.

Pinterest e Instagram

Tanto o Instagram quanto o Pinterest se baseiam em imagens, o que significa que eles são especialmente úteis para áreas que se beneficiem do visual, como moda e alimentação. O Pinterest, por exemplo, entrega relatórios sobre os tópicos mais buscados na rede social. Já o Instagram também oferece um uso inteligente de hashtags.

Seja para abrir um negócio completamente novo ou para apostar em uma franquia de sucesso, identificar tendências de mercado é extremamente importante para qualquer empreendedor.

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