O Brasil é líder no ranking de empreendedorismo no mundo, você sabia? Isso demonstra que o brasileiro tem investido em seus sonhos, tirando suas ideias do papel. Nesse cenário, escolher uma franquia para investir tem sido uma opção recorrente dos novos empreendedores. O segmento possui projeções animadoras, atraindo cada vez mais investidores. Isso porque o formato ofertado proporciona ao franqueado mais segurança, suporte e baixo risco no investimento.

Mas, na hora de escolher uma franquia para apostar, podem surgir algumas dúvidas e é nesse ponto que podemos te ajudar. Se você tomou a decisão de ser dono do próprio negócio, mas não sabe por onde começar, acompanhe as dicas que preparamos para que você escolha a sua franquia ideal!

1. Analise a credibilidade e o sucesso da franquia                          

Uma das maiores vantagens que o franqueado possui está relacionada a investir em uma marca já testada e consolidada no mercado. Isso reduz, significativamente, o risco de o negócio não prosperar.

Portanto, antes de escolher uma franquia, é importante realizar uma análise de como tem sido sua aceitação pelos consumidores. Observe a qualidade do produto, bem como a credibilidade da marca. Assim, você levará para sua cidade algo que já tem tido bons resultados em outras localidades.

2. Avalie o suporte e a estrutura oferecidos ao franqueado

O suporte prestado ao franqueado é um dos diferenciais do modelo de franquias. O empreendedor não se vê sozinho no mercado, já que recebe apoio do franqueador para solucionar diversas questões operacionais.

Desse modo, é importante conhecer como é realizado esse suporte e como a unidade franqueadora acompanhará o andamento e o crescimento de sua franquia. Além disso, observe quais manuais lhe serão entregues e como é realizada a troca de conhecimento e o treinamento de equipe.

3. Converse com outros franqueados para escolher uma franquia ideal

Ninguém melhor para conhecer e avaliar o funcionamento da franquia do que os outros franqueados, certo? Portanto, faça contato com eles e veja o nível de satisfação com a marca e com os resultados obtidos, observando atentamente a avaliação que eles fazem em relação à rede. Afinal, franqueados satisfeitos são bons indicadores de sucesso.

4. Observe se o segmento escolhido se encaixa ao seu perfil

Para abrir uma franquia, não é necessário ter domínio total do segmento escolhido. Entretanto, é extremamente recomendável que você escolha algo que se encaixe ao seu perfil e que seja de seu interesse — isto é, com o qual você gosta de trabalhar.

Você precisará lidar diariamente com o negócio, por isso, é preciso avaliar se isso lhe trará prazer. Isso porque ter um negócio com o qual você não se identifica pode ser tão ruim quanto um emprego desmotivador.

5. Estude o investimento inicial total do negócio

Conhecer o custo total para iniciar o empreendimento é muito importante para delimitar em que tipo de franquia você poderá investir, de acordo com sua disponibilidade financeira. Assim, fique atento às informações constantes no COF (Circular de Oferta de Franquia) e saiba quanto você vai gastar com estrutura, maquinário, instalações, estoque, taxa de franquia e com o capital de giro.

Escolher uma franquia para investir é, sem dúvidas, uma das melhores opções para empreender, principalmente em tempos de crise, em que a segurança e o suporte são imprescindíveis para superar as adversidades do mercado. Com as dicas apresentadas, você será capaz de fazer uma escolha consciente e com grande chance de alcançar o sucesso.

Se você gostou do conteúdo ou ainda possui alguma dúvida de como escolher a sua franquia, conta pra gente nos comentários. Estamos à disposição para te ajudar.