Empreender é mais que abrir um negócio: é praticamente um estilo de vida, pois permite o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais que muitas vezes nem sabíamos que tínhamos. As características de um empreendedor de sucesso são muitas e precisam ser aprimoradas todos os dias.

Conheça, a seguir, 5 dessas características que você precisa desenvolver para ter sucesso em seu negócio! Acompanhe:

1. Capacidade de planejamento

Planejamento é a base de uma vida bem-sucedida. É tão essencial que, mesmo quando as coisas saem do planejado, ainda assim, é possível retomar o prumo com maior rapidez e segurança.

O empreendedor que deseja crescer precisa ter um plano em mãos para saber onde ele está neste momento, aonde quer chegar e o que será preciso fazer para tal. E tudo isso pode ser traduzido em um bom plano de negócio.

Caso você tenha aberto a sua empresa sem um plano de negócio, é hora de tirar um tempo em sua rotina para fazê-lo. O seu empreendimento só tem a ganhar ‒ e você também.

2. Iniciativa

Saber identificar oportunidades de negócios — e ter a iniciativa para investir ou fechar acordos — precisa estar no DNA do empreendedor. E essas oportunidades podem surgir quando menos se espera: no elevador, na fila do banco ou numa viagem. Esteja sempre atento ao mercado.

Além do mais, você também precisa ter iniciativa o bastante para colocar as ideias em prática, mesmo que (ainda) não tenha uma equipe para lhe ajudar ou incentivo de pessoas próximas a você ‒ o que nos faz partir para a terceira característica.

3. Perseverança

Esta é uma das características de um empreendedor que, na teoria, é simples de ser compreendida, mas a prática é outra história.

Perseverar é o ato de continuar, persistir, manter-se firme. Mesmo quando as despesas forem maiores que as receitas em um determinado período, mesmo que a concorrência seja grande. Ainda que você não acerte de primeira ‒ nem de segunda, lembre-se: o empreendedor que persevera se destaca no mercado. 

4. Coragem para inovar

Muitos empreendedores acreditam que inovação tem a ver com invenção ‒ o famoso “inventar a roda”, ter uma “ideia de US$ 1 milhão”. Mas inovar quer dizer pura e simplesmente encontrar uma nova solução para pequenos ou grandes problemas. Ou seja, novas maneiras de resolver velhos percalços do ser humano.

Exemplos não faltam: Airbnb, Nubank, OLX, WhatsApp… Essas empresas cresceram solucionando velhos problemas nossos — onde se hospedar de forma segura e econômica, como se livrar da anuidade de cartão de crédito, como comprar e vender usando a Internet, como se comunicar sem taxas de telefonia.

Por isso, não tenha medo de inovar com o seu produto ou serviço, sempre proporcionando ao cliente uma boa experiência com o seu negócio. Inovar faz você se destacar dos demais.

5. Facilidade para criar rede de contatos

Conhecer pessoas e formar rede de contatos é essencial para qualquer empreendedor. Além de ser presença no mundo virtual, você também precisa participar da vida em sociedade.

Para isso, visite eventos e feiras relacionados ao seu empreendimento, vá a cafés, passeie, movimente-se. Fale do seu negócio e ouça sobre o negócio de outras pessoas. Grandes parcerias podem surgir de pequenas conversas.

Por fim, desenvolver todas essas características de um empreendedor leva tempo, pois são habilidades que precisam ser testadas dentro da rotina profissional. Portanto, persista em desenvolvê-las para ter sucesso!

Se você ficou com alguma dúvida ou quer nos contar sua experiência sobre esse assunto, deixe o seu comentário.